Reserva Financeira: entenda tudo sobre o seu Colchão de Emergência

Tempo de leitura: 6 minutos

Fala aí tudo bem?

Que bom você está por aqui, seja muito bem-vindo!!!

Um dos primeiros passos para se ter segurança financeira é montar um colchão de emergência.

Mas me diz uma coisa:

Você já perdeu algumas noites de sono pensando em problemas financeiros, com medo de não ter dinheiro no momento em que aparecesse uma emergência?

Você está realmente preparado financeiramente para os imprevistos da vida?

O que vamos focar neste artigo é no que você precisa fazer para estar preparado para os imprevistos e emergências.

  • Quer conquistar sua Segurança Financeira?
  • Quer parar de pensar nos problemas e começar a focar nos seus sonhos?
  • Quer garantir uma tranquilidade e paz de espírito para encarar momentos financeiros difíceis da sua vida?
  • Quer poder se deitar toda noite e dormir melhor?

Então fica comigo até o final deste artigo que você entenderá o que é e qual a importância de se ter um  COLCHÃO DE EMERGÊNCIA.

O que é o colchão de emergência?

Existem diversos nomes para a mesma finalidade, tais como: reserva de emergência, poupança de emergência, fundo de emergência, mas eu me identifico muito com o termo colchão de emergência.

Normalmente quando temos algum problema, preocupação ou ansiedade, seja no trabalho, em casa e principalmente financeiro, nunca conseguimos dormir bem, sabe por quê?

Porque nossos problemas não permitem e muitas vezes pensamos: “Nossa esse colchão não está legal”, ou “Nossa essa noite perdi o sono, mas não sei por quê.”

Então está aí a resposta.

Quando temos uma segurança financeira, temos tranquilidade para vivermos a vida de forma mais motivada e próspera, nos permitindo noites de sonos bem dormidas, daí a identificação com o nome, colchão de emergência.

O colchão de emergência nada mais é que uma reserva financeira que você constroi única e exclusivamente para se proteger de imprevistos e emergências.

Esses imprevistos podem ser desde um desemprego, problema no carro, despesas médicas inesperadas, um mês de desempenho abaixo do esperado nos negócios, entre muitos outros, até porque emergência cada um tem a sua, não é verdade?

Mesmo que você espere que tudo na sua vida dê certo, você sempre deve estar preparado para os imprevistos da vida.

A importância de se ter um Colchão de Emergência

First aid kit with USA banknotes (Digital Enhancement)

Durante os treinamentos que faço, muitas pessoas me perguntam se realmente é necessário ter um colchão de emergência, pois eles já tem casas, carros e muitos outros patrimônios que são maiores que o valor do colchão.

E aí eu pergunto:

Se hoje você precisasse de um dinheiro para pagar uma operação de urgência para alguém da sua família que sem a operação ela não sobreviverá.

O que você faria para pagar? Venderia o carro, a casa? Será que daria tempo?

E de imediato elas respondem: “é verdade, eu realmente preciso de um dinheiro reservado para isso, pois não é rápido vender um carro ou uma casa”.

E ainda que consigam um comprador, o preço seria bem abaixo do valor de mercado, perdendo dinheiro.

Seu colchão de emergência serve justamente para que você consiga lidar com os períodos ruins, seja ele qual for, de forma rápida e tranquila.

Por isso, a construção do colchão deve ser sua primeira prioridade na construção de um patrimônio.

Se você ainda não tem um colchão de emergência, esqueça a aposentadoria, a casa própria ou a formação de uma poupança para qualquer outro sonho, pelo menos até montar a sua reserva para imprevistos e emergências.

Nada disso funcionará se diante de um imprevisto, você tiver que tirar recursos que vinham sendo poupados para realizar sonhos.
 Primeiro monte seu colchão de emergência e só depois inicie a poupança para a realização de sonhos.

Será o colchão de emergência que conseguirá manter o seu padrão de consumo, até que o período de dificuldade volte ao normal.

Esse colchão de emergência é importante pois, se acontecer algum imprevisto, você não precisará recorrer ao cheque especial e nem estourar o limite do cartão de crédito que te gerariam juros altíssimos.

Sabendo que você não quer pagar juros, mas sim recebê-los, estará preparado para sair dessa situação sem grandes transtornos e algumas vezes até com um certo conforto.

Chega a ser curioso, mas eu tenho alguns clientes de coaching que ao serem demitidos de seus empregos, aproveitaram para passar uns meses viajando, fazendo um curso de aperfeiçoamento.

Veja que interessante, em um momento em que a maioria das pessoas estariam desesperadas, elas tiveram tranquilidade para identificar uma habilidade a melhorar no seu currículo que lhes dariam mais oportunidades de conseguir um novo emprego e talvez até ganhando mais.

Isso tudo graças ao colchão de emergência que eles já tinham construído.

Não cometa esse erro!!!

gastar-a-reserva-financeira-colchao-de-emergencia

Um erro muito comum de quem está comprando um imóvel financiado é tirar todo o dinheiro do colchão de emergência, para dar a maior entrada possível no financiamento.

Caso venha a perder o emprego, essa pessoa estará desprotegida e será obrigada a devolver o imóvel para o banco por não ter mais dinheiro para pagar as prestações.

Então fique ligado e jamais cometa esse erro.

Você já parou para refletir o que acontecerá quando o seu carro quebrar? Quando a assistência médica não for suficiente para cobrir algum procedimento? Quando a sua geladeira quebrar? Ou, pior, quando você perder o emprego?

Ainda não? Então essa é a hora!!!

Se você ainda não construiu sua poupança para emergências, trabalhe agora mesmo para construí-la.

Não gaste tempo ou energia tentando ficar rico sem antes montar o seu colchão de emergência que é um dos passos para atingir sua Segurança Financeira.

Agora que você entendeu a importância de se ter um colchão de emergência, te recomendo que verifique qual o valor do seu colchão e principalmente onde investir esse dinheiro.

Para te facilitar escrevi um artigo onde explico como você monta e onde você pode investir o dinheiro do seu colchão de emergência.

Mas antes de ir para o próximo artigo, deixa um comentário aqui embaixo e me diz o que achou deste artigo e se achar que esse conteúdo pode ajudar seu amigos compartilhe nas suas redes sociais.

Então é isso, nos vemos no próximo artigo.

Um grande abraço,

Renan Diego

 

  • Matheus Kobbi

    Muito bom artigo Renan. Sempre importante todos nós sabermos o que é e para que serve uma reserva financeira, ou como você gosta de chamar, Colchão Financeiro!! Show de Bola.

    • Oi Matheus,
      Que bom que curtiu o artigo e gostou do colchão de emergência.
      Obrigado pelo comentário.
      Grande abraço,

      Renan Diego

  • Rodrigo Pellegrino

    Renan, como você já sabe, já montei meu colchão de emergência. É primordial pra ter minha segurança financeira. Agora, posso pensar passo a passo na minha independência financeira, para no final de tudo, a tão sonhada liberdade financeira.

    • Renan Diego

      Oi Rodrigo, como você tem visto se seguir o que vem aprendendo, logo, logo, terá a sua independência financeira. Parabéns pelos resultado é continue na sua jornada. Grande abraço.

    • Oi Rodrigo, como você tem percebido se seguir tudo que vem aprendendo terá os resultados e em breve conquistará sua Independência Financeira. Parabéns pelos resultados e continue sua jornada. Grande abraço.

  • Iza Figueroa

    Fiz a leitura completa, dos 5 artigos, o que veio reforçar tudo que você nos passou nos 4 módulos que terminou no último 19/09. A importância de ter uma reserva financeira, poxa, eu achei sensacional, eu sempre tive conta na poupança. Há 5 meses, por sugestão do meu gerente, transferi para resgate automático. (ser ignorante neste assunto é cruel! kkkkk) mas enfim… Pelo menos comecei a despertar e por isso resolvi buscar conhecimento sobre E.F. Agora, estou lançando todos pagamentos e gastos, de acordo com os níveis de despesas e, tenho percebido a diferença que faz saber que é possível controlar determinados gastos. Para mim, as aulas dos 4 módulos, foram um despertar para um melhor controle das finanças e necessário, antes mesmo de entrar no tema: onde e como investir, etc.

    • Oi Iza, que ótimo que os artigos reforçaram o que você havia aprendido no nosso treinamento e fico muito feliz de saber o resultado que você está tendo após conhecer o método Produtividade Financeira. Obrigado por compartilhar.
      Grande Abraço,
      Renan Diego