Segurança Financeira: o 1º Pilar da Educação Financeira

Tempo de leitura: 8 minutos

Opa como vai, tudo bem?

Você já parou para pensar, se HOJE você tivesse uma emergência, um caso de vida ou morte, que você só consiga resolver com dinheiro, quanto você teria?

Se a partir de hoje você não recebesse mais seu salário mensal, por quanto tempo conseguiria pagar suas contas do dia a dia?

Essas duas perguntas são fundamentais para você ter mais clareza em relação ao quanto seguro está sua vida financeira.

1º Pilar da Educação Financeira

Segurança Financeira é o 1° pilar da Educação Financeira, você já deve ter ouvido essa palavra em algum lugar não é verdade? Mas o que realmente significa ter segurança financeira?

Você quer estar seguro no momento em que tiver uma emergência financeira?

Todos querem, porém poucos sabem como ter essa segurança.

Após essa leitura você terá total clareza se sua vida está segura ou insegura financeiramente.

Para começar a ter uma vida financeira segura e equilibrada é preciso ter foco e disciplina. Se você já tem suas finanças pessoais organizadas, parabéns!

Mas o que tenho visto muito durante os processos de coaching financeiro e treinamento sobre educação financeira que tenho ministrado, é que muitas pessoas pensam ter mas não tem e muitos não estão nem preocupados.

Até que um dia elas passam por dificuldades e percebem que deveriam ter se preocupado com a sua segurança financeira.

Ter uma reserva financeira para emergências e imprevistos é essencial para a garantia da tranquilidade das finanças da família, ainda mais em tempos de incertezas.

Por isso decidi escrever este artigo para conseguir te ajudar a entender melhor sobre esse assunto tão importante em nossas vidas.

Recomendo que mesmo que você ache que tem segurança financeira leia este artigo até o final pois tenho certeza que você vai ter uma surpresa em relação a sua segurança financeira ou simplesmente vai ter certeza que esse primeiro passo você já deu.

“O mais importante é começar o quanto antes.”

Então vamos lá!

O que é Segurança Financeira

Resultado de imagem para emergency fund

Esse é um ponto extremamente importante nas nossas vidas, pois estamos nos referindo à qualidade de vida que teremos nos dias de hoje e no futuro.

 A segurança financeira é a responsável por proporcionar para você e sua família a qualidade:

  • Da alimentação;
  • Da saúde;
  • Da moradia;
  • Dos estudos;
  • Do transporte.

Bem, Segurança Financeira é o momento em que você consegue pagar suas contas básicas, praticamente obrigatórias, por um determinado período de tempo mesmo sem estar trabalhando.

Resumindo: É quando você consegue pagar por um tempo  a conta de água, luz, telefone, casa, carro, colégio dos filhos, plano de saúde e alimentação, mesmo sem estar recebendo dinheiro.

A Segurança Financeira representa o início da nossa jornada financeira, se você não tiver segurança financeira não adianta querer começar a investir.

A sensação de segurança é aquela que você tem quando parece que não corre riscos.

É quando você tem noção de que imprevistos e emergências sempre acontecerão mas você estará preparado para enfrentá-los, sempre olhando para os problemas como uma oportunidade.

Essa sensação é muito boa!

“Segurança Financeira significa você ter uma Tranquilidade Financeira!”

Os impactos da falta de Segurança Financeira

Resultado de imagem para emergency fund

Com a saúde financeira prejudicada a saúde do corpo imediatamente fica comprometida.

Para muitas pessoas a ansiedade e o estresse já atingiram níveis absurdos: sentimentos de inutilidade, fadiga, insônia, falta de concentração e até mesmo, pensamentos recorrentes de suicídio.

A falta de segurança nas nossas finanças alimenta o estresse financeiro.

A insegurança financeira resulta em um sentimento de medo e incapacidade de lidar com situações financeiras futuras, tais como:

– Incapacidade de pagar as contas;

– Não realizar planos;

– Não ter uma aposentadoria digna;

– Não dar estudo de qualidade aos filhos;

– Não conseguir manter o padrão de vida.

Agora ficou claro a importância da segurança financeira na sua vida?

Se você não tiver uma segurança financeira com certeza vai afetar outros aspectos da sua vida, prejudicando além da saúde física, os seus relacionamentos sociais.

Muitos casamentos são destruídos, pessoas demitidas por falta de produtividade no trabalho, amizades terminadas e familiares estão cada vez mais distantes e tudo isso tendo como principal causa a falta de Segurança Financeira.

Quando você está financeiramente seguro, você fica mais motivado e muito mais seguro para fazer o que tiver que ser feito em qualquer área da sua vida.

Existem alguns pontos bem importantes para você entender melhor sobre segurança financeira.

Como conquistar sua Segurança Financeira

Resultado de imagem para save money for emergency

Para conquistar o 1º Pilar da Educação Financeira é preciso seguir 3 passos fundamentais:

  1. Pagar as suas contas mensais sem a ajuda de alguém 

Hoje em dia existem muitas pessoas que dependem da ajuda de familiares para pagar suas contas e em alguns casos até mesmo a sua alimentação.

Essas pessoas se tornam dependentes desta ajuda, ou seja, se por algum motivo não houver mais a pessoa não conseguirá pagar suas contas e passará por dificuldades financeiras, pois ela continuará precisando comer e pagar suas contas.

É aí que começam os problemas de empréstimo e em alguns casos até mesmo a formação de uma má conduta, fazendo coisa de errado para conseguir dinheiro, justificando que ela e sua família estão passando fome (mesmo que isso seja injustificável, infelizmente acontece).  

Fica bem claro que nestes casos a pessoa não é segura financeiramente.

E aqui vai uma dica:

DICA: Caso seus pais ou algum familiar se sinta bem em ajudar você, está TUDO BEM, mas o mais importante é você conseguir pagar todas as suas contas sem contar com esse dinheiro.

“Trate a ajuda financeira dos pais como uma renda extra e invista o máximo dela.”

Para conseguir pagar suas contas mensais sem a ajuda de alguém, você precisa gastar menos do que você ganha.

Parece bem óbvio, não é verdade?

Mas esse óbvio só se torna ridículo quando você aplica isso na sua vida financeira, caso contrário, vai parecer sempre óbvio mas você nunca terá segurança financeira.

  1. Ter um Colchão de emergência confiável

Nos dias de hoje você precisa estar preparado para as emergências e imprevistos.

Para estar preparado você precisa ter uma reserva financeira, que eu chamo de colchão de emergência.

O colchão de emergência nada mais é que um valor reservado única e exclusivamente para ser utilizado em imprevistos urgentes e emergenciais, tais como, desemprego, saúde pessoal ou de familiar, força maior, problema no carro, entre muitos outros, até porque emergência cada um tem a sua.

“Tome cuidado para não confundir imprevistos com falta de planejamento.”

Ter um Colchão de emergência para pagar as contas mensais mesmo sem estar trabalhando por um determinado período de tempo te dará segurança e tranquilidade para ir em busca de um novo emprego.

DICA: O colchão de emergência só deve ser usado nos casos de emergência. Você não pode pensar que esse valor tem a ver com aposentadoria, nem com troca de carro, compra da casa própria ou viagens, ele é uma proteção para você e sua família.

 

  1. Ter um Plano de aposentadoria

O terceiro passo para se ter Segurança Financeira é ter um planejamento para manter os dois pontos anteriores no futuro, ou seja, montar um plano de aposentadoria que consiga pagar as suas contas sem a ajuda de alguém e manter o colchão de emergência no momento em que você decidir se aposentar.

É comum que as pessoas não pensem em reservas para aposentadoria e contem apenas com o sistema de aposentadoria do governo, mas só ele não será suficiente, pode ter certeza.

Algumas pessoas confundem Plano de aposentadoria com previdência privada, e na verdade não é, a previdência privada é um tipo de investimento normalmente utilizado para aposentadoria, mas existem diversos outros. Se quiser entender um pouco mais sobre previdência privada escrevi alguns artigos falando sobre esse tipo de investimento.

DICA: Monte um plano de aposentadoria diversificando em diferentes tipos de investimentos de longo prazo e que paguem juros acima da inflação.

No momento em que você consegue realizar esses três passos você conquista sua Segurança Financeira.

tranquilidade-financeira

Conclusão:

PARABÉNS por ter começado a pensar na sua segurança financeira, pois se você se interessou em ler este artigo até o final mostra que você quer ser cada dia melhor.

A Educação Financeira pode ser uma grande aliada na sua jornada rumo à Segurança Financeira.

A Segurança Financeira vai te ajudar a potencializar sua felicidade, pois quando você está tranquilo você vive muito mais feliz.

“Dinheiro não traz Felicidade, é a Felicidade que traz o dinheiro.”

Não fique esperando a sua segurança financeira cair do Céu, comece agora mesmo colocando em prática os conceitos passados neste artigo que tenho certeza que você será uma pessoa cada dia mais realizada.

Se tiver dificuldades em colocar seu plano de segurança financeira em prática, terei o maior prazer em te ajudar nesta jornada.

Aproveita e deixa um comentário aqui embaixo dizendo o que achou deste artigo.

Um grande abraço e até breve!!

Renan Diego

  • Geraldo Vieira

    Bom, Renan Diego;
    É um prazer poder partilhar de seus conhecimentos e saber que não estou tão por fora, como imaginei que estivesse, concordo com seu artigo, no fato da independência financeira, posso complementar com algo que um grande amigo me passou, que diz: “Não se pode ser independente, na dependência dos outros”

    • Oi Geraldo fico muito feliz que gostou do artigo e obrigado por enriquecer ainda mais com o seu comentário. Essa frase é perfeita. Um grande abraço e nos vemos por aqui!!!

  • Gabriel

    Obrigado pelo texto Renan! Muito importante, principalmente no atual momento de mercado. Abs

    • Valeu Gabriel, que bom que fez sentido para você.
      Grande Abraço.